Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

domingo, 1 de setembro de 2013

Palavra de Vida – setembro de 2013


Palavra de Vida – setembro de 2013

“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!” (1Jo 3,18)

Quem escreve é João evangelista. Ele põe as suas comunidades de sobreaviso contra algumas pessoas, que com suas palavras exaltavam a fé em Jesus, mas não confirmavam com obras concretas essa fé. Pelo contrário: elas consideravam essas obras inúteis ou supérfluas, como se Jesus já tivesse completado tudo. Assim, a fé dessas pessoas era vazia e estéril, porque deixava faltar na obra de Jesus a contribuição indispensável que Ele pede a cada um de nós.

“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!”

Amar com as ações! A fé verdadeira – diz o Apóstolo – é aquela que mostra sua autenticidade amando como Jesus amou e nos ensinou. Ora, a primeira característica desse amor é ser concreto. Jesus não nos amou com um palavreado bonito, mas passou no nosso meio fazendo o bem, curando a todos, oferecendo a maior disponibilidade a todos que o procuravam, a começar pelos mais fracos, pelos mais pobres, pelos mais marginalizados, e dando a sua vida por nós.

“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!”

Além disso, acrescenta o Apóstolo, devemos amar não só com as ações, mas também de acordo com a verdade. O amor cristão, enquanto procura expressar-se em ações concretas, tem a preocupação de inspirar-se na verdade do amor que se encontra em Jesus. Preocupa-se em fazer obras que estejam de acordo com seus sentimentos e seus ensinamentos. Isto é: trata-se de amar segundo a linha e na medida que Jesus nos mostrou.

“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!”

Como viveremos, então, a Palavra de Vida deste mês? A sua mensagem é clara, até demais. Ela reconduz àquela autenticidade cristã sobre a qual Jesus tanto insistiu. Mas, não é essa também a grande expectativa do mundo? Por acaso não é verdade que o mundo de hoje quer ver pessoas que sejam testemunhas do amor de Jesus?
Então amemos com as ações e não com as palavras, a começar pelos serviços humildes que nos são solicitados dia após dia pelos próximos que estão ao nosso lado.
E amemos na verdade. Jesus sempre agia segundo a vontade do Pai; da mesma forma também nós devemos agir sempre em consonância com a palavra de Jesus. Ele quer que reconheçamos a presença Dele mesmo, por trás de cada próximo. Com efeito, tudo o que fazemos por qualquer pessoa Ele o considera feito a si. E ainda: Ele quer que amemos os outros realmente como a nós mesmos, e que nos amemos entre nós estando prontos a dar a vida um pelo outro.
Portanto, amemos dessa forma para sermos, também nós, instrumentos de Jesus para a salvação do mundo.
Chiara Lubich





Este comentário à Palavra de Vida foi publicado originalmente em maio de 1988. 

Uma viagem a ... Chiara Luce Badano (Beata do Movimento dos Focolares)

Palavra da Bíblia para transformarmos em vida neste mês de setembro.


WilmaBaêta Maria Almeida Souza
Transcrevo aqui as palavras do meu querido amigo Celso Frioli para levar até meus não menos queridos amigos do Face, a oportunidadde de uma bela reflexão e a vivência da Palavra de vida do mês setembro!!!
Com muito carinho!
Concordo com tudo isso que a Wilma do Baêta nos diz e mando-lhes meu abraço.
Otaviano.
Palavra de vida do mês de setembro (versões word e pdf)
“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca,
mas com ações e de verdade!” (1Jo 3,18)
São João evangelista em sua primeira epístola, onde encontramos a palavra de vida deste mês, como quem nos desejasse passar um ensinamento muito importante, começa nos tratando de: “Filhinhos”, para nos preparar para que a maneira de nos exprimirmos, ou seja em nossa forma de sermos relacionamento nos comportemos sem perdermos a dimensão daquilo que é o nosso verdadeiro SER, daquilo que nós somos, em verdade: AMOR.
Muitas vezes nós nos expressamos externamente de forma diferente daquilo que nós sentimos ou daquilo que nossas emoções momentâneas nos levam a fazer ou dizer. E, portanto, as nossas atitudes externas não correspondem aos nossos sentimentos.
Mas certamente não são os nossos sentimentos, ou situações interiores que deverão modelar as nossas atitudes, se não Jesus não teria aludido à hipocrisia dos “Sepulcros caiados”, que querem bem nos mostrar que as nossas atitudes não devem servir para acobertar situações interiores que podem existir em nós.
Portanto não é tão importante aquilo que sintamos ou pensemos, diante do outro quando devemos nos relacionar com ele de forma verdadeira. A verdade, em Jesus, quando diz: “Eu sou a Verdade” quer significar, eu penso, que Ele seja em Sua maneira de ser e existir, portanto do Seu Ser relacional, o mesmo que Ele é na Trindade. Ou seja, aquilo que São João nos pede também as nós, é que o nosso ser relacional seja AMOR, ou que sejamos expressão daquilo que somos em verdade, ou seja "Imagens e semelhança de Deus" que é AMOR..
Um ótimo mês de um amor mais refinado seja em nossas palavras e ações, que elas sejam expressão da verdadeira essência do nosso ser, de alguém que é: “Imagem e semelhança de Deus”.
Renovo o pacto com cada um desejando que este mês seja verdadeiramente para nós uma verdadeira primavera.
Celso

VIVER O AMOR RECÍPROCO

Penso que não há melhor atitude para celebrar o mês da Bíblia do que a proposta da "senha" de hj. Uma vez li algo que dizia (acho que de Chiara Lubich) que se quiséssemos dizer em apenas uma palavra todas as palavras da Bíblia, essa palavra seria AMOR! Então, vamos celebrar?

                                                                                    Pedro Paulo 
O amor não é nada científico... mas leva muito mais longe


                                                                                        Bom Dia !!

O amor recíproco é uma resposta de amor ao amor.
O amor puro, sem interesses, gera amor à sua volta. E quando ele retorna é também puro, não é uma simples retribuição.
Quem age motivado por um desejo de retribuir o amor recebido, age apenas por obrigação.
O amor recíproco é realidade quando duas pessoas se amam ao ponto de estar prontas a dar até a própria vida, sem motivação sentimental.
Não necessariamente teremos que dar a vida física, mas o nosso tempo, talentos, idéias, atenção, perdão, reconhecimento, cuidados.
O amor recíproco é uma ponte que une duas ou mais pessoas e onde a vida é partilhada.
Para hoje, dia 01 de setembro de 2013:

VIVER O AMOR RECÍPROCO

Abraços,
Apolonio




Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com
Tel.: 005591 81185008 (Cel.)