Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

quarta-feira, 9 de julho de 2014

O PAPA FALA A RESPEITO DE ABUSOS SEXUAIS COMETIDOS POR CLÉRIGOS

Papa diz que não tolerará abusos sexuais contra menores por sacerdotes da Igreja - 
Terça-Feira, 08 de julho de 2014

Adital
O Papa Francisco voltou a falar sobre e a condenar os abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo o mundo por sacerdotes da Igreja Católica. A homilia do sumo pontífice, nesta segunda-feira, 07 de julho, na Capela de Santa Marta, no Vaticano, foi assistida por seis pessoas vítimas de abuso por parte de membros do Clero.
''Me vem hoje ao coração no olhar de vocês, de tantos homens e mulheres, meninas e meninas, o olhar de Jesus, e peço a graça de sua oração. A graça de que a Igreja chore e repare por seus filhos e filhas que traíram sua missão, que abusaram de pessoas inocentes. E, hoje, estou agradecido a vocês por terem vindo até aqui”, disse o Papa.
Ele destacou a profunda dor, o sofrimento, que, por muito tempo, foi "dissimulado com uma cumplicidade que não tem explicação”, até que a Igreja tenha resolvido encarar de frente o problema. "Essa é minha angústia e a dor pelo fato de que alguns sacerdotes e bispos tenham violado a inocência de menores e sua própria vocação sacerdotal ao abusar sexualmente deles. É algo mais do que atos reprováveis. É como um culto sacrílego porque esses garotos e essas garotas foram confiados a eles, ao carisma sacerdotal para levá-los a Deus, e eles os sacrificaram ao ídolo de sua concupiscência. (...). Atos que deixaram cicatrizes para toda a vida”.
Francisco ressaltou que sabe que essas "feridas” são fonte de profunda angústia emocional e espiritual. Inclusive de desespero. Muitos dos que sofreram essa experiência buscaram paliativos no caminho das drogas. Outros experimentaram transtornos nas relações com pais, cônjuges e filhos. "O sofrimento das famílias é especialmente grave já que o dano provocado pelo abuso afeta as relações vitais da família”.
Alguns sofreram inclusive o suicídio de um ente querido. O Papa disse ainda que, a essas famílias, oferece seus sentimentos de amor e de dor. Para ele, os pecados de abuso sexual contra menores por parte do clero têm um efeito virulento sobre a fé e a esperança em Deus. Ele também pediu perdão pelos pecados de omissão por parte de lideres da Igreja, que não responderam adequadamente as denúncias de abuso apresentadas por familiares e por aqueles que foram vítimas de abuso, "isso levou ainda a um sofrimento adicional para quem foi abusado e colocou em perigo outros menores que estavam em situação de risco”.
Francisco avisou que não há lugar no ministério da Igreja para aqueles que cometem esses abusos e se comprometeu a não tolerar o dano infligido a um menor por parte de ninguém, independentemente de seu estado clerical. Comprometeu-se a que a Comissão para a Proteção dos Menores do Vaticano siga vigilante na preparação para o sacerdócio. Peço que me ajudem a assegurar de que dispomos das melhores políticas e procedimentos na Igreja para a proteção de menores e para a capacitação de pessoal da Igreja na implementação de tais políticas e procedimentos. "Temos de fazer tudo o que seja possível para assegurar que tais pecados não voltem a ocorrer na Igreja”.
As vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero que se encontraram com o Papa totalizaram seis pessoas adultas, três homens e três mulheres, procedentes da Alemanha, Irlanda e Reino Unido. O pontífice recebeu individualmente os visitantes com seus acompanhantes em um colóquio privado e pessoal em uma pequena sala da Santa Marta. Após os encontros, os participantes teriam manifestado sua emoção e satisfação porque o Papa os escutou com muita atenção e disponibilidade.

"O AMOR NÃO DEVE SER MEDIDO"

Bom dia !

Deus não mede o seu amor por nós.
Ama de forma intensa e infinita, sem medidas.
A prova disso foi dada com a morte de Jesus sobre a cruz.
Morreu por cada um de nós, por amor extremo.
Portanto, a nossa atitude não deve ser diferente.
Não devemos medir o quanto amor damos aos outros. Quantas vezes amamos alguém. Devemos sim, amar sempre, sem medir a sua intensidade e nem por quanto tempo.
O amor é paciente e rico em misericórdia. Nos momentos difíceis, redobra suas forças. Nos momentos de vitória, distribui suas alegrias.
Amar sempre, amar até o fim. Esse tipo de amor nos assemelha a Deus, que tem amor infinito.
Para hoje, dia 09 de julho de 2014:

"O AMOR NÃO DEVE SER MEDIDO"

Abraços,
Apolonio





Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com
Tel.: 005591 81185008 (Cel.)