Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Palavra de vida do mês de Setembro 2011

Palavra de vida do mês de Setembro

“Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado.” (Lc 15, 32)
Essa frase encontra-se no final da chamada parábola do filho pródigo – que certamente você conhece – e quer revelar a grandeza da misericórdia de Deus. Ela conclui todo um capítulo do Evangelho de Lucas no qual Jesus narra outras duas parábolas para ilustrar o mesmo assunto.
Lembra-se do episódio da ovelha desgarrada, em que o dono do rebanho a procura, deixando as outras noventa e nove no deserto (Lc 15, 4-7)?
Lembra-se também da história da dracma perdida e da alegria da mulher que, após tê-la encontrado, chama as amigas e as vizinhas para se alegrarem com ela (Lc 15, 8-10)?
“Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado.”
Essas palavras são um convite que Deus dirige a você e a todos os cristãos para rejubilar-se com ele, para festejar e participar da sua alegria pela volta do homem pecador que estava perdido e foi encontrado. Na parábola, são essas as palavras dirigidas pelo pai ao filho mais velho, com quem dividiu toda a sua vida, mas que, após um dia de trabalho duro, se recusa a entrar em casa, onde se festeja a volta do seu irmão.
O pai vai ao encontro do filho fiel – assim como foi ao encontro do filho perdido – e procura convencê-lo. Mas o contraste entre os sentimentos do pai e os sentimentos do filho mais velho é evidente: de um lado, o pai, com seu amor sem limites e com sua grande alegria, da qual gostaria que todos participassem; do outro, o filho, cheio de desprezo e de ciúmes de seu irmão, que ele não mais reconhece como tal. De fato, diz a seu respeito: “Este teu filho, que devorou teus bens” (Lc 15, 30).
O amor e a alegria do pai pelo filho que voltou evidenciam ainda mais o rancor do outro, rancor que mostra um relacionamento frio – diríamos até falso – com o próprio pai. Para esse filho, o importante é o trabalho, o cumprimento do dever; mas ele não ama o pai como um filho. Ao contrário, mais parece que lhe obedece como a um patrão.
“Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado.”
Com essas palavras, Jesus denuncia um perigo que também você pode correr; viver para ser uma “pessoa de bem”, baseando a vida na busca da perfeição e criticando os irmãos “menos perfeitos” do que você. Na verdade, se você estiver “apegado” à perfeição, construirá seu ego, ficará cheio de si mesmo, cheio de admiração pela própria pessoa. Será como o filho que ficou em casa e enumera ao pai os próprios méritos: “Há tantos anos que eu te sirvo e jamais transgredi um só dos teus mandamentos” (Lc 15, 29).
“Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado.”
Com essas palavras, Jesus se contrapõe à atitude segundo a qual a relação com Deus estaria fundamentada apenas na observância dos mandamentos. Essa observância, porém, não é suficiente. Também a tradição judaica está bem consciente disso.
Nessa parábola, Jesus põe em evidência o Amor divino, mostrando como Deus, que é Amor, dá o primeiro passo em direção ao homem, sem levar em consideração se ele merece ou não; Deus quer que o homem se abra a Ele para poder estabelecer uma autêntica comunhão de vida. Naturalmente, como você entenderá, o maior obstáculo diante de DeusAmor é justamente a vida daqueles que acumulam ações, obras, enquanto Deus quer simplesmente o coração deles.
“Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado.”
Com essas palavras, Jesus convida você a ter, diante do homem pecador, o mesmo amor sem limites que o Pai tem para com ele. Jesus convida você a não julgar segundo a sua medida o amor que o Pai tem para com qualquer pessoa. Convidando o filho mais velho a partilhar da sua alegria pelo filho encontrado, o Pai pede também a você uma mudança de mentalidade. Na prática, você deve acolher como irmãos e irmãs também os homens e as mulheres pelos quais nutriria apenas sentimentos de desprezo e de superioridade. Isso provocará em você uma verdadeira conversão, porque o purifica da sua convicção de ser “mais perfeito”, evita que você caia na intolerância religiosa e o faz acolher, como pura dádiva do amor de Deus, a salvação que Jesus lhe proporcionou.
Chiara Lubich

Palavra de vida de março de 2001

SÉRGIO PRÉVIDI na Assembléia Legislativa, BH no dia 31/08 (quarta-feira).

Belo Horizonte, 28/08/2011
Olá todos/as
Como estão?
Muitos de vocês acompanharam e alguns estiveram presentes, no encontro do “mundo” da Política, com o Sérgio Prévide (responsável do MPPU no Brasil), em abril deste ano, na Assembléia Legislativa.
Após aquele encontro, já ficou agendado a volta do Sérgio Prévide, para esta semana em dois importantes encontros: um em Divinópolis no dia 30/08) (terça-feira) e o outro em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa, no dia 31/08 (quarta-feira).
Para este evento, consideramos de grande importante a participação de todos da Obra, assim como alargarmos os convites às pessoas amigas e particularmente aquelas envolvidas na política.
A presença de Jesus no meio construída por cada um de nós garantirá o êxito deste encontro, além de ser um belo momento de formação humana.
Esperamos por todos vocês,
Em Chiara que nos acompanha dos céus,
Eli e Nelson


Vejam o programa do encontro de Belo Horizonte aqui abaixo:

* 17h - Encontro com o Centro Local de Humanidade Nova na Assembléia Legislativa

* 19h - Evento
- Abertura
- Apresentação do texto "A Atração dos Tempos Modernos" - Pintor
- Exposição do tema "O Bem Comum" – Sérgio Previdi
P.S. Após o encontro iremos jantar na Pizzaria Pizzarela – todos estão convidados, pois pode ser uma boa oportunidade para quem desejar continuar o diálogo com ele e entre nós.

" FAZER NO MOMENTO PRESENTE SÓ O BEM QUE DEUS QUER "

Bom dia !!

O Bem é uma realidade que supera a compreensão humana. Ele é a força motriz do Universo. Tudo que está em harmonia é movido pelo Bem.
A desordem só se instala onde há a negação do Bem. E isto acontece primeiro dentro de nós, em nosso coração. Depois, à nossa volta, vemos as consequências.
Todo bem praticado é essencialmente positivo e influi no ambiente, mas existe um Bem que produz efeitos extraordinários. É quando o bem que praticamos coincide com o Bem querido por Deus naquele momento. Todo bem é válido, mas o Bem querido por Deus é potente. Todo bem praticado constrói um mundo melhor, mas o Bem querido por Deus constrói céus novos e terra nova.
Enfim, não basta fazer o bem, é preciso fazer o Bem que Deus quer neste exato momento.
Para hoje, dia 29 de Agosto 2011:

" FAZER NO MOMENTO PRESENTE SÓ O BEM QUE DEUS QUER "

Abraços,
Apolonio

Finalizada traducción de la Biblia al japonés coloquial

Finalizada traducción de la Biblia al japonés coloquial