Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

terça-feira, 25 de junho de 2013

Copa do Mundo e Dinheiro Público


Copa do Mundo e Dinheiro Público

Ives Gandra da Silva Martins

Como contribuinte em um País em que a saúde, a educação e serviços públicos essenciais deixam a desejar, sou contrário a que se desvie dinheiro público -ou seja , dos contribuintes-, para construção de elefantes brancos que serão utilizados para 3 ou 4 jogos da Copa de 2014.

Todos nós temos consciência -aqueles que se preocupam pelas finanças públicas das entidades federativas do Brasil- que apesar de a carga tributária atingir a fantasmagórica cifra de 37% do PIB (entre tributos e penalidades, que constituem a obrigação tributária, nos termos do art. 113 do Código Tributário Nacional), sabem que grande parte dela é dirigida apenas para remuneração dos servidores públicos, que , em nível de vencimentos e aposentadorias , estão muito acima dos cidadãos do segmento privado, que, sem gozarem de estabilidade, sofrem para ganhar o pão nosso de cada dia. Veja-se o que foi dedicado no orçamento para o Bolsa Família, 12 bilhões de reais , que atende a 11 milhões de pessoas, enquanto aquilo que se oferece a menos de 1 milhão de servidores federais, chega a 183 bilhões de reais. E, apesar desta cifra, aumentos de até 56% estão sendo outorgados aos que deveriam servir à nação e , na verdade, se servem dela, sendo fartamente remunerados por nossos tributos.

Nada obstante, a carga tributária ser tão elevada, o investimento público para o desenvolvimento caiu 4 vezes , em relação ao período em que a carga situava-se em 24%, como informou Delfim Netto, em palestra que proferimos juntos. Hoje, 37% do PIB geram um investimento público de 1%; antes, 24% geravam um investimento de 4% em relação ao mesmo PIB!!!

Todos nós temos plena consciência de que o SUS deixa a desejar, que o sistema de educação é sofrível, que a infraestrutura do País não comporta um desenvolvimento mais acelerado e que , se os governos gastassem menos em despesas de custeio e com a mão-de-obra oficial , poderíamos alcançar desenvolvimento econômico e social muito melhor.

Ora, com todas estas deficiências , desviar recursos públicos para construção de estádios, como ocorreu no Rio de Janeiro, com o Panamericano e a criação deste elefante branco, que é o Engenhão, representa, em verdade, desvio de dinheiro essencial para outras atividades públicas mais importantes.

Por outro lado, é do conhecimento geral que tanto a CBF como a FIFA e todo os seus patrocinadores têm recursos de sobra, aliás , bem utilizados “pro domo sua” pelos seus perpétuos dirigentes.

Parece-me fundamental - como a Folha de São Paulo realçou em um de seus editoriais - que a CBF, a FIFA, seus patrocinadores, que são aqueles que organizam as Copas, utilizem-se seus próprios recursos , sem tirar o dinheiro do pobre contribuinte, que paga muito e recebe serviços públicos de má qualidade.

Creio que um movimento nacional deve ser organizado, para que se preserve o dinheiro público destinando-o a funções relevantes do Estado e que o lazer, representado pelo esporte , seja financiado pelos que dirigem o futebol mundial e no Brasil.

Que os candidatos à presidência e os governadores de Estados não cedam à tentação de prometer com o chapéu alheio (dinheiro do contribuinte) auxílio para entidades que , todos sabemos, nadam em dinheiro. E que os prefeitos, que têm tão pouco do bolo tributário nacional, não desperdicem o escasso dinheiro público que possuem , na construção de novos estádios. Isto é tarefa das duas milionárias organizações do futebol internacional e brasileiro e não do Poder Público.

Jornal do Brasil, 01 de julho de 2010

"SER DISTRIBUIDOR DE AMOR"


Bom dia !
Temos amor no coração?
Devemos distribuí-lo. Somos apenas canais. Não podemos obstruir seu caminho.
Sabemos o que é a felicidade?
Façamos com que todos a possam conhecer. O tesouro que carregamos no coração não é nosso. Somos apenas seus guardiões. 
Conhecemos a Deus?
Sejamos seus emissários por onde andamos. Ele quer chegar a todos através de nós.
Para hoje, dia 25 de junho de 2013:
"SER DISTRIBUIDOR DE AMOR"
Abraços,
Apolonio 



Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com
Tel.: 005591 81185008 (Cel.)