Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Viver a Palavra de vida nos torna felizes

Passa Parola - 16/12/2011 - Viver a Palavra de vida nos torna felizes -
(Vivere la Parola di vita ci rende felici).

Sem dúvida alguma, viver é muito melhor do que ouvir, sentir, pensar.
Penso que eu não posso...E não posso mesmo! Eu ouço mas não assimilo!
Ora é somente vivendo que se pode sentir realmente a eficácia da Palavra de Deus, do Evangelho, a Vida do Cristo em nós.
Não pense que não consegue, porque não consegue mesmo! Você, eu não conseguimos!
Então que nos reconheçamos incompetentes, inconsequentes e...
Entreguemo-nos, reconheçamo-nos um pó na estrada e peçamos: meu Deus, Vós sois tudo de bom, invada-nos com Vossa Bondade, nascei Menino Deus em nosso coração sedento Dessa Palavra que sois Vós. Mudai-nos.
Assim Nascereis dentro de nós, Vosso berço humano de hoje, na felicidade do Vosso Natal em nós!
FELIZ NATAL A TODOS, PAZ E BEM!

Otaviano (ojsilveira@globo.com)

Noticiando impactos - Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte - 16.11.2011

16/12/2011

Noticiando impactos



É incontestável a força impactante das notícias veiculadas diariamente, das mais variadas formas e tipos. Há uma imensa demanda por novidades que são consumidas como um verdadeiro alimento de cada dia. O ato de divulgar uma informação quase toma o lugar importante da reflexão e da contemplação.

Cada vez mais é decisivo ser bem informado. O mundo desafiador da informação, obviamente, alavanca avanços, tem lugar determinante nas análises e pode indicar horizontes novos. É fácil concluir, no entanto, que a notícia é mais do que a produção de impactos, o alcance de metas planejadas e buscadas a todo preço ou a simples alimentação comum da necessidade contemporânea de apropriar-se da informação mais nova. A busca apenas daquilo que é impactante resulta numa avalanche de informações não assimiladas, mal localizadas, que impõe superficialidades e passa por cima, não raras vezes, de pessoas, instituições e horizontes intocáveis da sociedade.

Quando uma direção é considerada importante ou se quer fazer crescer a cotação deste, daquele ou daquilo, a informação produzida, de variados modos, se torna uma força avassaladora que convence, derruba adversários e produz vítimas. Muitas vezes, faz valer perspectivas e convicções de quem tem o poder de impor certos interesses. Não raro neste quadro, vê-se produzir um jogo perverso, com a absolvição de quem é merecedor de penas, a projeção de quem nem tanto é fonte de referência, com riscos de dar lugar largo à mesquinhez. Assim, impede a indispensável e permanente configuração da consciência ética e moral.

Não se pode tomar como princípio que a notícia boa é a notícia ruim, que causa impactos. Noticiar a verdade deve ser a meta principal, um importante caminho para elucidar a vida como ela é. Trata-se de um serviço comprometido com a justiça, o bem e a paz. De modo especial, a notícia tem força e tarefa de não apenas produzir emaranhados de compreensão, de juízos e pareceres, dispensando o discernimento, a capacidade de escolha e a competência humanística para posicionar-se, a partir do compromisso com o bem da sociedade.

Neste tempo de preparação para o Natal, que seja escutado um anúncio antigo, mas cheio de novidade, feito pelo profeta Isaías. Ao noticiar que uma virgem conceberia um filho e lhe colocaria o nome de Emanuel, o profeta possibilitou ao povo ver uma grande luz que resplandece e muda o rumo da vida de quem habita nas sombras da morte. O anúncio do nascimento de um menino, o filho que foi dado, é a notícia que gera um novo tempo.

A novidade do profeta causa impacto. Poeticamente ele convida ao entendimento de que um broto vai surgir do tronco de Jessé. O Natal é genuinamente o anúncio de um acontecimento que não se esgota numa novidade momentânea. Produz nova compreensão, com a consequente abertura de um novo tempo. O Natal é a notícia de que Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem para a salvação de todos, convida à consciência do amor vivificador de Deus n’Ele, oferecido abundantemente. Quem escuta e acolhe esta notícia experimenta a sua força transformadora. Abre-se à possibilidade de não se perder por outras “novidades”. O anúncio do nascimento de Cristo suscita permanentemente o desejo de buscar a fonte da vida. É uma notícia que dialoga com a liberdade de cada um, sem massacrá-la ou cegá-la.

A partir de Jesus nasce o gosto por uma vida diferente. Ele, Cristo, não tira nada e dá tudo. Noticiá-lo, o grande propósito do Natal, é colocar-se a serviço da vida, promovendo a compreensão de que a fraternidade solidária, em todas as circunstâncias, é a mais alta expressão de Jesus. Esta é uma informação que permite elevar a condição humana, caminho para desenvolver plenitude na dimensão pessoal, familiar, social e cultural. Trata-se de um verdadeiro antídoto ao consumismo hedonista e individualista, preservando a vida de ser reduzida ao prazer imediato e sem limites, antídoto para a insensibilidade diante das condições de muitos abandonados, ignorados em sua miséria e dor. Boa e justa é a notícia que gera dignidade e fraternidade universal.



Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte