Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bento XVI visita preso condenado e confirma-lhe seu perdão, libertando-o da prisão.

SABER PERDER DIANTE DO OUTRO


Bom dia !!

Saber perder a própria idéia para manter a concórdia ou porque a idéia do outro é a melhor.
É necessário ter muita humildade para viver desta maneira.
Quando consigo viver assim é como se me libertasse de mim mesmo. Como se conseguisse a coisa mais difícil de se fazer, renunciar ao próprio 'eu'.
Se para manter a paz entre mim e o outro for necessário doar até mesmo o meu pensamento, eu o faço.
Como cristão o meu propósito é de amar na medida que Jesus amou. E ele deu a própria vida.
Diante disto, perder o próprio pensamento é muito pouco. Nada me custa se o benefício é fazer o melhor e manter a concórdia.
Saber perder por amor. Não por medo, imposição ou coação, mas por amor. Assim vale a pena.
Para hoje, dia 15 de abril de 2013:

SABER PERDER DIANTE DO OUTRO

Abraços,
Apolonio

POBRE e FRANCISCO - Tilden Santiago



POBRE e FRANCISCO
Igreja dos Pobres e Capitalismo Nascente

Duas palavras – “pobre” e “Francisco” marcaram eleição do Papa. “Pobre”, lembra Movimento da Igreja dos Pobres, durante o Concílio Vat. II. A expressão é de João XXIII na abertura: “A Igreja é e quer ser Igreja dos Pobres.” Papa Roncalli desencadeou movimento de 500 bispos da A. Latina, Ásia, África e Europa no Pacto das Catacumbas – liderados pelo Cardeal Lercaro de Bolonha e bispos: Helder, João Batista, Fragoso, José Maria Pires e outros, do mundo inteiro assessorados por teólogos como Congar, Chénu, Rahner, King, Paul Gauthier, Schillembeck, Diez Alegria.
Os avanços do Concílio, o Movimento da Igreja dos Pobres, foram impulsionados por João XXIII e Paulo VI e freados por João Paulo II e Bento XVI. Com Francisco, a “Primavera” conciliar volta e a Igreja dos Pobres. Esse escriba, teólogo em Roma (61-65) frequentou o Concílio com Paul Gauthier, padre-operário francês e bispos brasileiros, antes de trocar Roma por Nazaré e Jerusalém. Sintetiza aqui seu testemunho.
A 2ª palavra, “Francisco” nos remete ao contexto histórico-econômico, sócio-ambiental, cultural e ideológico em que Francisco de Assis nasceu e viveu o capitalismo Nascente. As raízes da crise capitalista São Francisco as viveu e lhes deu uma resposta existencial, tema cuja profundidade Leonardo Boff, amigo franciscano, revelou em: “São Francisco de Assis- Ternura e Vigor” – considerado o melhor dele por Frei Betto.
5 questões significativas mereceram respostas existenciais, nada medievais.
ACUMULAÇÃO DE CAPITAL: em vez de acumular riqueza, Francisco deixa tudo, comércio, herança do pai e leva vida de um Chico qualquer movido pelo coração, ternura, partilha, solidariedade, cooperação e fraternidade ontológica dos irmãos da natureza chamando a vida e a morte de irmãs.
RICOS E POBRES: o trovador da Úmbria viu o excedente e a carência produzindo injustiça social. Propõe e vivencia fraternidade, partilha e pobreza, fundamentadas no “ser” solidário e não no “ter” egoísta e individual.
LIBERTAÇÃO INTEGRAL: é foco de Francisco optar preferencialmente pelos pobres, agentes históricos que carregam ânsias de libertação num clima de companheirismo, camaradagem, bondade e confiança.
ECUMENISMO: é o meio de Francisco para mudar a Igreja, levando-a ao espaço do mundo, além das catedrais, mosteiros e castelos. As fraternidades franciscanas eram a expressão popular da Igreja recuperando a KOINONIA da Igreja Primitiva.
INTEGRAÇÃO DO NEGATIVO: a vida e a morte dão opacidade ao real. Francisco opta pela integração do negativo - cantando amor, vida, morte, saúde, doenças, árvores e ervas daninhas, tudo envolvido na ternura. Sombra é trilha para Deus com simplicidade e humildade!
Ninguém busca em Francisco projeto econômico-político-ambiental. Francisco oferece palavras e exemplos que apontam caminho de “libertação integral”, facilitando o cultivo das condições subjetivas, sem as quais não haverá autêntica Transformação.



Tilden Santiago
Jornalista
Ex-Embaixador em Cuba 2003 a 2007
Diretor de Meio Ambiente da COPASA MG
Telefones: (31)3250-2014
tildensantiago@gmail.com