Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aggiornamento n. 1 - 27.09.2011

Aggiornamento n. 1

Centro da Obra, 22 de setembro de 2011

Caríssimas e caríssimos,

estamos enviando este primeiro aggiornamento sobre o encontro dos delegados da Obra, referentes aos três primeiros dias de retiro, centralizado na Palavra, o ponto da nossa espiritualidade que viveremos este ano em toda a Obra.

A comissão que prepara os aggiornamenti que enviaremos às regiões durante o encontro é composta por: Joseph Kinini (África – Mariápolis Piero), Joke Bos (Europa – Dinamarca), Claudio Amato (América do Norte – Dallas), Fausta Giardina (Colômbia), Carmine Donnici (Oriente Médio – Turquia) e Tecris Noronha (Ásia – Hong Kong).

Vivemos juntos este momento tão importante para a Obra e lhe asseguramos toda a nossa unidade,






****


No dia 19 de setembro começou, com dois dias e meio de exercícios espirituais, o encontro anual das e dos Delegados da Obra nas regiões.
Um grande dom é a presença na primeira fileira dos popos e popas dos primeiros tempos, que sustentam e constroem a Obra com a sua unidade e dom de suas vidas.

Emmaus foi recebida com um aplauso interminável que exprimia a imensa alegria por reencontrar-se. O anúncio da chegada na Mariápolis Celeste de padre João Baptista Zattera, sacerdote focolarino que há anos vivia no Centro, e de Glenn Funk, focolarino casado das Filipinas, logo uniu o céu com a Terra.

Emmaus introduziu o retiro com a sua comunhão de alma, convidando todos a ir ao encontro de Jesus, a saber fazer espaço para Ele, a doar o coração a Deus, mas salientava que é preciso fazê-lo “juntos”, porque só podemos construir a Obra “juntos”. Ela nos convidou a não nos deixarmos distrair com as coisas, mas ter um coração que sabe dizer “OBRIGADO”.

As meditações nos ajudaram a começar a descobrir e aprofundar o tema do ano: “A Palavra de Deus.” O tema de Chiara, visto em duas partes, feito aos sacerdotes focolarinos em 18 de fevereiro de 1987, nos fez penetrar e contemplar quanto Deus faz em quem vive a Sua Palavra e os seus inumeráveis frutos e efeitos. Para citar alguns: mudança de mentalidade, faz resplandecer a vida, liberta, dá alegria, suscita vocações, cria a comunidade.

Seguindo Chiara, fomos de descoberta em descoberta: cada Palavra é Amor; Maria toda revestida de Palavra; Jesus Abandonado - Palavra desdobrada - esplendor de todas as virtudes. Além disso, Chiara nos fazia descobrir que a Igreja institucional floresceu da Palavra e também a Igreja carismática. Se hoje o Movimento dialoga a 360 graus com todos é em virtude da Palavra, por ter sido formado por Ela.

Depois, momentos de meditação é seguido por uma comunhão espontânea na sala: bela, simples, profunda. Houve quem exprimiu a alegria de se sentir livre; quem se sentia renovado; quem colheu a ocasião para renovar o Pacto com cada um, com o empenho de não se deixar distrair por outras coisas. Para dizer numa Palavra, tínhamos a impressão de estar numa sala de estar de um focolare intimamente unidos. A comunhão, verdadeira característica do retiro, continuou em outros momentos, todos juntos e em pequenos grupos.

Em duas horas, na segunda-feira e na terça pela manhã, ouvimos uma série de experiências de vários popos e popas sobre como viveram durante o ano a Vontade de Deus. Pudemos constatar a riqueza dos efeitos e dos frutos do esforço contínuo de fazer a Sua Vontade nas mais diferentes situações, que nos comoveram e demonstraram o imenso dom que cada um é para nós.

Durante as tardes nos reunimos em pequenos grupos para “encontros de comunhão” durante os quais podíamos partilhar o trabalho que Deus ia realizando nas nossas almas durante o retiro. Esses encontros não só nos deram a possibilidade de nos conhecer mais, mas nos ajudaram a aumentar a fraternidade entre nós, como filhos de um carisma que está penetrando cada vez mais na humanidade.

Dois temas ajudaram a nos inserirmos na vida da Igreja.
Segunda à tarde, Hubertus Blaumeiser nos deu uma panorâmica de algumas perspectivas da Exortação Apostólica pós-sinodal “Verbum Domini” de Bento XVI, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Com gratidão ouvimos este tema sobre a Palavra, que obviamente será aprofundado durante o ano. Ali vieram em evidência as “ fontes de Deus” como Chiara as chama, e de modo especial as três comunhões: o irmão, a Eucaristia, a Palavra. Essas pinceladas de Hubertus se concluíram com as últimas frases da Exortação apostólica: “o nosso deve ser cada vez mais o tempo de uma nova escuta da Palavra de Deus e de uma nova evangelização” e com a grande participação da sala que nos ajudaram a compreender as várias nuances e detalhes, de modo especial a necessidade de viver a Palavra na nossa vida do dia-a-dia.

Na terça-feira, à tarde, padre Klaus Hofstetter, recentemente nomeado como responsável central para o Movimento Paroquial e Movimento Diocesano, apresentou os "Lineamenta – A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, documento preparatório para a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que se realizará em outubro de 2012. Em meia-hora nos conduziu ao coração do documento, que apresenta as linhas guias para o trabalho preliminar de todo o povo de Deus em vista dos trabalhos sinodais. Grande foi a alegria de todos nós ao descobrir quanto na vida do Movimento está presente a Nova Evangelização e ao mesmo tempo a necessidade de nos apaixonarmos de novo para, com a nossa vida, injetar o Evangelho na sociedade e ser assim dom para a Igreja a para a humanidade. Deixou todos nós com uma grande vontade de viver a Palavra e de partilhar as experiências para o anúncio que o mundo espera.
E chegamos à última manhã do nosso retiro e ao muito esperado tema de Emmaus sobre a Palavra. Antes de começar ela nos diz: como falar da Palavra depois de tudo o que Chiara nos disse nesses dois dias? Mas… “devo fazer a Vontade de Deus”.

Não queremos estragar a beleza luminosa desse tema, antecipando algo… mas podemos lhes dizer que permaneceu na alma, aproveitando também daquilo que foi dito na sala no momento seguinte, dedicado à comunhão de alma, que mais uma vez se revelou um instrumento maravilhoso para penetrar melhor no tema e reencontrar-nos ainda mais uma coisa só entre nós.

Alguém disse que Emmaus, por meio do tema, nos mostrou como se faz para “manter, estender e aprofundar” a herança de Chiara. Contemplamos juntos quanto provocou “a explosão” da Palavra na vida de Chiara, desde o “porão escuro” na qual ela e as suas primeiras companheiras liam e redescobriam o Evangelho, até todos os diálogos que tem por fundamento a vida da Palavra, passando daquela experiência do 49, que fez Chiara compreender que no Paraíso se entra só se a Palavra “nos viver”.

Por fim, que “nos apaixonamos de novo pelo Evangelho”, tendo no coração só o desejo de nos converter, de voltar a nos evangelizar e de acender de novo, em todos os pontos onde estamos e em todas as nossas pequenas ou grandes comunidades, aquela luz que pode iluminar de novo o “porão escuro” do mundo. E se houver alguém que, diante do nosso anúncio, dirá, como os gregos disseram a São Paulo: “sobre isso ouviremos você falar nas próximas vezes”, ninguém poderá colocar em dúvida, ao invés, a verdade e a evidência da experiência vivida. Portanto: vida do Evangelho e comunhão de experiências, esse será o nutrimento deste ano à nossa corrida para a santidade.

Emmaus, após um longo aplauso, que queria exprimir uma imensa gratidão, nos surpreendeu agradecendo a nós: “Obrigada pela unidade de vocês – ela nos disse – permitindo que Chiara reviva”!!!!

É este o nosso desejo: permitir que Chiara reviva, dar-lhe a alegria de ver em nós um povo que recolheu o que sentia o dever de transmitir como herança: “Deixe a quem a segue – um dia Jesus lhe disse no coração – só o Evangelho, assim a Obra não morrerá”.

El Papa se pregunta qué debe cambiar la Iglesia para no perder más católicos

El Papa se pregunta qué debe cambiar la Iglesia para no perder más católicos

" FAZER A VONTADE DE DEUS COM FIRMEZA "

Bom dia !!

Deus gosta de quem age com decisão.
Quem não é frio nem quente, quem fica em cima do muro, como se diz, não agrada a Deus nem a ninguém. Nem a si mesmo, pois o indeciso é angustiado e triste.
Que nosso dia seja um Sim firme e decidido à vontade de Deus.
No trabalho, na escola, em casa ou na rua, onde estivermos, que a nossa única meta seja fazer a vontade de Deus.
Jesus pressentiu que havia chegado a hora de sua paixão, porém com decisão marchou em direção a Jerusalém e nada o impediu de cumprir até o fim a missão que seu Pai lhe havia confiado: a nossa salvação.
Com esta firmeza vivamos também nós o nosso dia.
Para hoje, dia 27 de Setembro 2011:

" FAZER A VONTADE DE DEUS COM FIRMEZA "

Abraços,
Apolonio

--
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com
Tel.: 005591 81185008 (Cel.)