Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aggiornamento n. 1 - 27.09.2011

Aggiornamento n. 1

Centro da Obra, 22 de setembro de 2011

Caríssimas e caríssimos,

estamos enviando este primeiro aggiornamento sobre o encontro dos delegados da Obra, referentes aos três primeiros dias de retiro, centralizado na Palavra, o ponto da nossa espiritualidade que viveremos este ano em toda a Obra.

A comissão que prepara os aggiornamenti que enviaremos às regiões durante o encontro é composta por: Joseph Kinini (África – Mariápolis Piero), Joke Bos (Europa – Dinamarca), Claudio Amato (América do Norte – Dallas), Fausta Giardina (Colômbia), Carmine Donnici (Oriente Médio – Turquia) e Tecris Noronha (Ásia – Hong Kong).

Vivemos juntos este momento tão importante para a Obra e lhe asseguramos toda a nossa unidade,






****


No dia 19 de setembro começou, com dois dias e meio de exercícios espirituais, o encontro anual das e dos Delegados da Obra nas regiões.
Um grande dom é a presença na primeira fileira dos popos e popas dos primeiros tempos, que sustentam e constroem a Obra com a sua unidade e dom de suas vidas.

Emmaus foi recebida com um aplauso interminável que exprimia a imensa alegria por reencontrar-se. O anúncio da chegada na Mariápolis Celeste de padre João Baptista Zattera, sacerdote focolarino que há anos vivia no Centro, e de Glenn Funk, focolarino casado das Filipinas, logo uniu o céu com a Terra.

Emmaus introduziu o retiro com a sua comunhão de alma, convidando todos a ir ao encontro de Jesus, a saber fazer espaço para Ele, a doar o coração a Deus, mas salientava que é preciso fazê-lo “juntos”, porque só podemos construir a Obra “juntos”. Ela nos convidou a não nos deixarmos distrair com as coisas, mas ter um coração que sabe dizer “OBRIGADO”.

As meditações nos ajudaram a começar a descobrir e aprofundar o tema do ano: “A Palavra de Deus.” O tema de Chiara, visto em duas partes, feito aos sacerdotes focolarinos em 18 de fevereiro de 1987, nos fez penetrar e contemplar quanto Deus faz em quem vive a Sua Palavra e os seus inumeráveis frutos e efeitos. Para citar alguns: mudança de mentalidade, faz resplandecer a vida, liberta, dá alegria, suscita vocações, cria a comunidade.

Seguindo Chiara, fomos de descoberta em descoberta: cada Palavra é Amor; Maria toda revestida de Palavra; Jesus Abandonado - Palavra desdobrada - esplendor de todas as virtudes. Além disso, Chiara nos fazia descobrir que a Igreja institucional floresceu da Palavra e também a Igreja carismática. Se hoje o Movimento dialoga a 360 graus com todos é em virtude da Palavra, por ter sido formado por Ela.

Depois, momentos de meditação é seguido por uma comunhão espontânea na sala: bela, simples, profunda. Houve quem exprimiu a alegria de se sentir livre; quem se sentia renovado; quem colheu a ocasião para renovar o Pacto com cada um, com o empenho de não se deixar distrair por outras coisas. Para dizer numa Palavra, tínhamos a impressão de estar numa sala de estar de um focolare intimamente unidos. A comunhão, verdadeira característica do retiro, continuou em outros momentos, todos juntos e em pequenos grupos.

Em duas horas, na segunda-feira e na terça pela manhã, ouvimos uma série de experiências de vários popos e popas sobre como viveram durante o ano a Vontade de Deus. Pudemos constatar a riqueza dos efeitos e dos frutos do esforço contínuo de fazer a Sua Vontade nas mais diferentes situações, que nos comoveram e demonstraram o imenso dom que cada um é para nós.

Durante as tardes nos reunimos em pequenos grupos para “encontros de comunhão” durante os quais podíamos partilhar o trabalho que Deus ia realizando nas nossas almas durante o retiro. Esses encontros não só nos deram a possibilidade de nos conhecer mais, mas nos ajudaram a aumentar a fraternidade entre nós, como filhos de um carisma que está penetrando cada vez mais na humanidade.

Dois temas ajudaram a nos inserirmos na vida da Igreja.
Segunda à tarde, Hubertus Blaumeiser nos deu uma panorâmica de algumas perspectivas da Exortação Apostólica pós-sinodal “Verbum Domini” de Bento XVI, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Com gratidão ouvimos este tema sobre a Palavra, que obviamente será aprofundado durante o ano. Ali vieram em evidência as “ fontes de Deus” como Chiara as chama, e de modo especial as três comunhões: o irmão, a Eucaristia, a Palavra. Essas pinceladas de Hubertus se concluíram com as últimas frases da Exortação apostólica: “o nosso deve ser cada vez mais o tempo de uma nova escuta da Palavra de Deus e de uma nova evangelização” e com a grande participação da sala que nos ajudaram a compreender as várias nuances e detalhes, de modo especial a necessidade de viver a Palavra na nossa vida do dia-a-dia.

Na terça-feira, à tarde, padre Klaus Hofstetter, recentemente nomeado como responsável central para o Movimento Paroquial e Movimento Diocesano, apresentou os "Lineamenta – A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, documento preparatório para a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que se realizará em outubro de 2012. Em meia-hora nos conduziu ao coração do documento, que apresenta as linhas guias para o trabalho preliminar de todo o povo de Deus em vista dos trabalhos sinodais. Grande foi a alegria de todos nós ao descobrir quanto na vida do Movimento está presente a Nova Evangelização e ao mesmo tempo a necessidade de nos apaixonarmos de novo para, com a nossa vida, injetar o Evangelho na sociedade e ser assim dom para a Igreja a para a humanidade. Deixou todos nós com uma grande vontade de viver a Palavra e de partilhar as experiências para o anúncio que o mundo espera.
E chegamos à última manhã do nosso retiro e ao muito esperado tema de Emmaus sobre a Palavra. Antes de começar ela nos diz: como falar da Palavra depois de tudo o que Chiara nos disse nesses dois dias? Mas… “devo fazer a Vontade de Deus”.

Não queremos estragar a beleza luminosa desse tema, antecipando algo… mas podemos lhes dizer que permaneceu na alma, aproveitando também daquilo que foi dito na sala no momento seguinte, dedicado à comunhão de alma, que mais uma vez se revelou um instrumento maravilhoso para penetrar melhor no tema e reencontrar-nos ainda mais uma coisa só entre nós.

Alguém disse que Emmaus, por meio do tema, nos mostrou como se faz para “manter, estender e aprofundar” a herança de Chiara. Contemplamos juntos quanto provocou “a explosão” da Palavra na vida de Chiara, desde o “porão escuro” na qual ela e as suas primeiras companheiras liam e redescobriam o Evangelho, até todos os diálogos que tem por fundamento a vida da Palavra, passando daquela experiência do 49, que fez Chiara compreender que no Paraíso se entra só se a Palavra “nos viver”.

Por fim, que “nos apaixonamos de novo pelo Evangelho”, tendo no coração só o desejo de nos converter, de voltar a nos evangelizar e de acender de novo, em todos os pontos onde estamos e em todas as nossas pequenas ou grandes comunidades, aquela luz que pode iluminar de novo o “porão escuro” do mundo. E se houver alguém que, diante do nosso anúncio, dirá, como os gregos disseram a São Paulo: “sobre isso ouviremos você falar nas próximas vezes”, ninguém poderá colocar em dúvida, ao invés, a verdade e a evidência da experiência vivida. Portanto: vida do Evangelho e comunhão de experiências, esse será o nutrimento deste ano à nossa corrida para a santidade.

Emmaus, após um longo aplauso, que queria exprimir uma imensa gratidão, nos surpreendeu agradecendo a nós: “Obrigada pela unidade de vocês – ela nos disse – permitindo que Chiara reviva”!!!!

É este o nosso desejo: permitir que Chiara reviva, dar-lhe a alegria de ver em nós um povo que recolheu o que sentia o dever de transmitir como herança: “Deixe a quem a segue – um dia Jesus lhe disse no coração – só o Evangelho, assim a Obra não morrerá”.

Nenhum comentário: