Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

domingo, 13 de novembro de 2011

Publicarán 100 posibles milagros para impulsar canonización de Alfonso María Fusco

Publicarán 100 posibles milagros para impulsar canonización de Alfonso María Fusco

Giotto pintó un demonio en los frescos de la Basílica de San Francisco de Asís

Giotto pintó un demonio en los frescos de la Basílica de San Francisco de Asís

Encontro dos delegados não europeus no Centro dos Voluntários em Roma. Aggiornamenti 8 giorni - Castelgandolfo, 11-2011

Luiz Colella lgcolella@uol.com.br para "Undisclosed-R.
mostrar detalhes 12:38 (5 horas atrás)
"Ciao" amigos!

Estamos concluindo o primeiro dia do encontro dos delegados não europeus aqui no Centro dos Voluntários em Roma. Com o pessoal do Centro e seus colaboradores, somos cerca de 40. Do Brasil, estamos eu e o Wilson (S. Paulo), Paulo (Belém), Luiz Piloto (Porto Alegre), Cláudio (Brasília) e Jonson (Recife).
O clima de serenidade e profundidade da comunhão é - e não poderia ser diferente - fruto da presença de Jesus no meio. Há também uma natural alegria de encontrarmos, mesmo com as naturais limitações de não se conhecer profundamente, de não dominar a mesma língua e assim por diante. Logo de início, o Jonson contou uma belíssima experiência sobre a vida dos voluntários e sua experiência de ir ao encontro.
Pela manhã, depois de uma longa apresentação de todos e de cada um do Centro (e seus colaboradores) - de quem o falou algo de bacana, bastante pessoal - vimos um vídeo em que Chiara responde perguntas diversas (Loppiano, 18/4/2000), em que ela trata de temas como a diferença entre o pacto de amor e o pacto de unidade; o não julgar e assim por diante, seguido de uma breve comunhão de almas. Uma ótima dica para revermos com os nossos. Na oportunidade, comuniquei a todos a minha impressão: a presença de Jesus no meio da reunião faz daquele espaço um solo sagrado tanto quanto quando estamos diante do Sacrário. Ainda pela manhã, ouvimos alguns ajornamentos sobre experiências específicas de algumas regiões (Coreia do Sul, Colômbia)
Continuamos essa comunhão há tarde, quando o Luiz Piloto fez um ajornamento da vida dos voluntários do Sul e o Wilson fez uma síntese da experiência que começamos a fazer como Centro e que, aos poucos, tem envolvido os núcleos em toda a nossa região.
Antes do almoço, feito no próprio Centro, tivemos a missa.
O programa é intenso, embora não se tratem de momentos muito longos. No final desta tarde, fizemos um momento muito banca com o Pe. Wolfvang, do Centro dos Sacerdotes Voluntários, que nos falou e respondeu algumas perguntas sobre a "Palavra de Deus que cria...". Gostaria de dizer uma porção de coisas que ouvimos e algumas que anotei. Mas como o nosso tempo aqui é curto, vão ter que esperar a oportunidade para contarmos com mais calma. Na sequência, antes do jantar num restaurante próximo, fizemos um momento de diálogo, de troca de experiências, perguntas e respostas e um pequeno vídeo sobre a viagem do Conselho Geral e Centro da Obra à Terra Santa, montado pelo Walter Kostner.
Mais tarde, se possível, envio algumas fotos.
Continuemos unidos, especialmente pela Eucaristia e pela Palavra!
Um forte abraço,

Luís Marques

"Ciao" amigos!

Agradeço a todos que já nos responderam, assegurando a unidade ao nosso grupo que participa desse encontro especial. Quero dizer que o José Maria foi muito lembrado por aqui. E, por isso, somos muito gratos por todo o empenho por ele dedicado a esses encontros e à relação construída pela nossa região com o Centro Mundial dos Voluntários e, em especial, com o Paolo.
Iniciamos o segundo dia com o vídeo de Chiara aos focolarinos (Castelgandofo, novembro 1998) a respeito da "Via Marie". Essa meditação foi seguida de uma comunhão de almas bastante simples e espontânea e, em alguns momentos, solene, profunda. Foi também um espaço para perguntas e respostas, conduzido por Dom Raggio, que havia introduzido o vídeo. E com esse programa, praticamente, levamos toda a manhã. Antes da missa, no entanto, fizemos um momento de diálogo sobre a vida das cores, dos voluntários. Foi um momento bastante profícuo cujas reflexões e troca de experiências, possivelmente, poderia se repetir nas regiões ou, quem sabe, na nossa escola de caponúcleos, em janeiro de 2012.
Depois de um longo intervalo para o almoço, nos reencontramos com o Paolo. Começamos esse momento com o ajornamento breve e informal da viagem de Emaús e Giancarlo à Holanda seguido do ajornamento da vida dos voluntários do Sul da Argentina (Buenos Aires e Patagônia). O momento alto da tarde foi a visita de Pe. Foresi ao nosso encontro. Embora impossibilitado de falar e se locomovendo com dificuldade, sua presença foi motivo de festa entre nós. Na oportunidade, Paolo leu uma pequena meditação do próprio Dom Foresi sobre a humildade, condição essencial para a construção da plena unidade entre nós e com Deus. Esse momento foi concluído com algumas impressões e experiências suscitadas por essa meditação.
Um breve intervalo se seguiu à visita de Chiaretto. Foi, então, que o programa teve sequência com a participação de três convidados especiais. Primeiramente, Augusto (o delegado mundial que precedeu Paolo) contou com uma série de "pílulas" (fatos, experiências e impressões pessoais) sobre a vida de Dom Foresi; Paulo Sinescalco (antigo anil do Centro Mundial) saudou a todos e Domenico Mancinelli (mais novo delegado mundial de Humanidade Nova) se apresentou, contou um pouco da sua experiência e da Secretaria do Movimento Humanidade Nova. Concluímos o programa bastante cansados, mas bastante felizes, pelo dia cheio de graças e por um extraordinário clima de família. Seguimos para o jantar, realizado no mesmo restaurante da noite de ontem.
Bem, aproveito para adiantar que o Wilson espera que nós do Centreto e delegados das sub-regiões nos programemos TODOS e seriamente para participarmos desse encontro nos próximos anos. Ele também manda um forte abraço a todos!
Estamos unidos!
Saudações!

Luís Marques

"Ciao" amigos!

Começamos o terceiro do nosso encontro de delegados não europeus aqui no Centro Internacional dos Voluntários revendo a brevíssima meditação, de Pe. Foresi, sobre a humildade. Daqui, seguimos para o Centro da Obra, onde fomos conhecer a casa de Chiara (ou rever, para quem já conhecia) e participamos da missa. Essa primeira experiência é, sem dúvida, emocionante e todos que podem vir a Roma para algum dos encontros da Obra deveriam ter essa oportunidade: trata-se de conhecer o pouco do que foi o cotidiano de Chiara em sua casa e, portanto, de conhece-la de forma especial. Certamente, a maioria de vocês já viram alguma coisa por meio de fotos (em algum ajornamento, provavelmente). Mas é fato que a impressão de estar aqui é bastante especial.
Almoçamos todos na Casa das "Suore Argentine" (onde estávamos hospedados até o dia de hoje) e reiniciamos o programa, à tarde, com um vídeo de Chiara aos gen em 1972, sobre o "O homem mundo": Jesus Abandonado como a resposta à crise do mundo sob desenvolvimento da tecnologia (na época, às voltas com a bomba atômica), o que foi seguido por mais um intenso momento de comunhão de almas. Em seguida, Giancarlo (azul do Centro) fez um breve ajornamento sobre a reforma do Centro dos Voluntários pelo qual, depois, fizemos um rápido tour. Concluída a visita, nos dividimos em carros e viemos para o Centro Mariápolis de Castelgandolfo para o jantar. A partir desta quarta, continuaremos nosso encontro com a presença dos voluntários da Europa e das responsáveis das voluntárias de todo o mundo.
Abaixo, segue o endereço eletrônico de fotos que o Paulo Augusto (de Belém) criou e disponibilizou (a maior parte das fotos são minhas):
https://picasaweb.google.com/110273021816915625410/Roma2011?authkey=Gv1sRgCIHU2aayta29rQE#slideshow/5672295305813220610

Mas, assim que possível, enviarei outras fotos com legendas, como as do primeiro dia.
Agradeço, novamente, seus retornos. Estamos unidos a vocês, especialmente pela Eucaristia e pela vivência da Palavra.
Um forte abraço!
Uno,

Luís Marques

"Ciao" amigos!

Seguimos com o nosso quarto dia de encontro e o primeiro com os delegados europeus e voluntárias. O programa começou, como de hábito, com a apresentação geral das salas (mais ou menos por continentes ou grupo de zonas; são muitos os brasileiros, mais precisamente, as brasileiras) e dos dois Centros Internacionais dos Voluntários (feminino e masculino), conduzida pelo Paolo e Ana Maria (delegados mundiais). Nessa introdução, Ana Maria nos propôs, entre outras motivações, a vivermos a comunhão com Jesus no meio e Paolo lembrou o Passaparola de hoje e a unidade que podemos construir especialmente com aqueles voluntários que sofrem.
A meditação - um vídeo de Chiara sobre "Os frutos da Palavra de Deus na espiritualidade do Movimento dos Focolares" (tema originalmente feito aos sacerdotes focolarinos, 1987) - foi introduzida por Deogratias, responsável pelo Amarelo no Centro da Obra. Ele salientou o que afirma Chiara a respeito desses frutos: são capazes de provocar uma verdadeira revolução. Entre os efeitos da vivência da Palavra, Chiara destaca:
* mudança de mentalidade;
* mudança no ambiente;
* conquista da liberdade (em relação a si mesmo e aos condicionamentos humanos);
* conquista da paz, felicidade, segurança e felicidade (o que é capaz de contagiar as pessoas);
* purificação (retorno à "inocência batismal"), o que torna o ser humano sempre novo (Palavra rejuvenesce, nos torna "popos");
* conversão (ajudemos as pessoas a viver a Palavra e estas se converterão - e não o contrário - diz Chiara);
* vocação é encontrada;
* obras nascem;
* esperança na vida eterna é suscitada;
* nos faz sermos Um;
* criação da comunidade, entre outros frutos.

Após um intervalo, Darci e Gusti fizeram uma síntese - densa e estimulante -, com algumas notícias importantes apresentadas no encontro dos delegados regionais este ano. Na sequência, tivemos a Santa Missa e o almoço.
À tarde, Ana Paula reapresentou um power point sobre a vida de Chiara na sua residência (como já tínhamos visto isso, ontem, ficamos fora e começamos a tratar das escolas dos voluntários e H. Nova em janeiro). Na sequência de um pequeno intervalo, ouvimos Bruna (uma das primeiras popas) a responder algumas questões sobre a encarnação da espiritualidade (sobre ser uma pequena Maria, a Obra Una e o relacionamento trinitário). Um novo intervalo foi seguido por um encontro distinto dos e das voluntárias. No nosso encontro, Paolo tratou de algumas questões sobre a vida do núcleo (sobre isso, penso que merecia tratar um e-mail à parte). Depois, nos encontramos por grupos (de língua; no nosso caso, Brasil e Portugal) e refletimos sobre duas questões a respeito de temas abordados durante o dia de hoje. Mas não houve plenário; creio que eles esperam nosso retorno apenas por escrito (a respeito, eventualmente, podemos tratar numa outra mensagem). Nosso jantar foi com o Paolo e alguns do Centro Internacional, quando começamos a tratar a respeito das escolas de janeiro (voltaremos a conversar com eles, no almoço de sexta; então, enviaremos notícias a respeito). Para terminar o programa, dois gen do Centro Mundial apresentaram o projeto do Genfest 2012, que será realizado em Budapest. Naturalmente, como expressão de toda a Obra, fomos convidados a assumir juntos esse empenho com os gen e JMU. E é isso.
Agora, no alojamento, estamos saboreando "una birra" e seguimos "parlando de todo un poco".
Novo abraço a todos!
Uno,

Luís Marques

"Ciao" amigos!

Concluímos ontem nosso quinto e muito intenso dia de encontro dos delegados dos voluntários aqui em Roma.
Mas, antes que eu me esqueça, quero agradecer ao pessoal do Centreto pela conexão via Skype de ontem. Foi uma ótima ideia e uma bela oportunidade para nos sentirmos ainda mais um só corpo. Aproveito para adiantar aos delegados das sub-regiões que estamos programando uma nova conexão para o dia 24/11 (quinta), às 21 horas, como de costume. Com certeza, teremos muito que tratar. Possivelmente, o Wilson adiantará a pauta, como ele faz toda semana.
Sobre o dia de ontem, iniciamos o programa da manhã com a segunda parte do vídeo "Os frutos e efeitos da vida do Evangelho" (à luz da espiritualidade e experiência da Obra na vivência da Palavra de Vida). Esse vídeo - que foi seguido por um momento de comunhão de almas - foi introduzido por Doni, uma das primeiras companheiras de Chiara.
Após o intervalo, Costanza e Lionello nos falaram sobre o Alaranjado. Eles apontaram para alguns aspectos do Apostolado na vida dos voluntários e Humanidade Nova, como a nossa experiência de incidência social, nas "Inundações", "células de ambiente", na vida da comunidade local e assim por diante. Muito interessante e rico! Desse momento, um argumento-síntese foi a que todos esses campos são meios de estabelecer relacionamentos com as pessoas as quais, certamente, Deus nos confiou. Na sequência, ouvimos três breves, mas densas experiências a esse respeito: da Hungria, Coreia e Itália.
À tarde, tivemos um pouco mais de tempo livre, porque - após o almoço - foi dedicado um momento para visitar o Centro da Obra. Como já tínhamos feito esse programa, pudemos ocupar o tempo com um outro passeio nas redondezas do Centro Mariápolis.
O programa foi retomado, distintamente. Nós - os voluntários - nos encontramos com o Pe. Amedeo que tratou um tema sobre a nova cultura que nasceu em quem vive a Palavra. Ele falou da passagem do homem velho para o homem novo (com nova cultura, nova mentalidade), processo que se dá mediante a vivência da Palavra, pelo amor e pela fidelidade à Jesus Abandonado. Em seguida, ele respondeu algumas questões. Esperamos poder recuperar esse tema e tratar oportunamente com todos os voluntários.
Após um breve intervalo, continuamos o programa distintamente. Nesse momento, Paolo e Hector apresentaram um ajornamento bastante essencial das últimas visitas deles e de outros membros do Centro Internacional a diferentes regiões do mundo, tarefa com a qual contaram com depoimentos de alguns representantes das zonas visitadas: Polônia, Coreia, Áustria (encontro no qual participaram voluntários da Alemanha e Suíça), Costa Rica (+ Panamá, Guatemala e Venezuela), Colômbia (+ Peru e Equador), além de outras visitas mais rápidas.
Luca (alaranjado do Centro) fez uma apresentação também sintética sobre esse aspecto sob enfoque especial para os voluntários (por meio de uma série de slides). Ele destacou algumas condições fundamentais para que o amor conquiste: construir relacionamentos trinitários, o desinteresse, um amor que dá a vida, oração e mortificação para fazer ver o Paraíso, maternidade espiritual, um amor que se faz "carne" e a laicidade (refere-se à incidência social do voluntário, isto é, sua participação na sociedade como cidadão). Além disso, Luca sublinho que o Apostolado exige - do ponto de vista pessoal - equilíbrio e - do ponto de vista da Obra - vivência na comunidade local, com os cachos, células de ambiente e - especialmente para o delegados - a responsabilidade de serem fortes construtores da unidade, em particular, no Conselho da Obra.
Voltamos a nos reunir em grupos e seguimos com reflexões a partir de questões propostas pelo Centro, agora, sobre aspectos ligados ao Alaranjado (cor do ano e tema abordado ao longo deste dia). Voltamos ainda para sala, após o jantar, e vimos um pequeno vídeo com uma apresentação bastante simples dos 26 voluntários que partiram para Mariápolis Celeste neste ano (preparado pelo Sílvio, verde do Centro). Terminamos o programa com um diálogo do Centro com os delegados a respeito da Escola de Feira de Primero (em junho de 2012) e questões diretamente ligadas a esse encontro.
Ufa! É isso.
Continuamos unidos!
Um novo abraço a todos!

Luís Marques

Ps.: vocês podem seguir acessando novas fotos que fiz no endereço eletrônico que passei no ajornamento do segundo dia. O Paulo (de Belém) tem atualizado o álbum diariamente.

"Ciao" amigos!

Espero que todos estejam bem. Iniciamos nosso sexto dia de encontro com uma canção apresentada por Verônica (musicista, creio que inglesa) sobre Maria. Depois, Alberto Lo Presti nos apresentou a meditação "Maria, modelo perfeito", baseada no livro de Foco, o que foi seguido por um intervalo musical (Luca, alaranjado do Centro dos Voluntários, músico e professor, executou uma obra de Bach ao teclado). Seguimos com a apresentação do tema "Foco e Humanidade Nova", feita por Pino Quartana, no qual, ele recupera o pensamento de Foco sobre Maria enquanto modelo de laicidade e relação especial de Igino Giordani com Humanidade Nova. Uma breve comunhão de almas foi feita em seguida.
Annamaria e Domenico Mancinelli apresentaram um introdução do vídeo em que Emaús fala aos membros das secretarias regionais da Humanidade Nova, durante recente encontro realizado aqui em CastelGandolfo. Os novos responsáveis mundiais de Humanidade Nova afirmaram que não são capazes sozinhos de assumir seu novo papel, mas conosco, o que foi reafirmado por Emaús. Nesse vídeo, ela também chamou a atenção para que abramos os olhos para a ação de Deus na História. Isto é, devemos estar atentos a que Deus quer que façamos e ajamos, efetivamente.
Na sequência, Annamaria e Domenico fizeram um breve ajornamento desse encontro das secretaria de H. Nova. Segundo eles, a presença de Jesus no meio fez com que o encontro refletisse a experiência "de corpo". A partir daí, para os responsáveis mundiais de H. Nova, o momento exige um passo que leve nossas experiências pessoais - talvez ainda muito circunscritas ao privado - atinjam o social. O programa da manhã, como nos dias anteriores, foi concluído com a missa e o almoço.
Retomamos o programa, à tarde, com uma síntese histórica e uma apresentação geral do quadro atual das Inundações, feita por Nedo Pozzi. Na oportunidade, Nedo apresentou - mais de forma conceitual - cada uma das 12 áreas em que o Quinto Diálogo (com a cultura) que, atualmente, estão em atividade, a saber: EdC (economia), MPpU (política), Clarte (arte), Psicologia e Comunhão, NetOne (comunicação), Comunhão e Direito, Medicina (saúde), Pedagogia (EDU-Educação), Arquitetura, Spoortmeet (esporte), SocialOne (Sociologia) e EcoOne (ecologia).
O momento seguinte foi distinto. Adriano (responsável pelos pré-voluntários no Centro Mundial) apresentou, em linhas bastante gerais - o que foi seguido de perguntas e respostas - o Projeto "Adote um pré-voluntário". Poderemos conversar melhor a respeito, mas, em síntese, a ideia consiste em promover o relacionamento de todo o núcleo com pré-voluntário (ou possível pré-voluntário), tal qual um "filho adotivo". Este deve encontrar no núcleo uma família. A iniciativa lembra, de certo modo, a antiga Operação "Um por Um" (do Movimento Gen), melhor traduzido, neste caso, para "Todos por Um".
Ainda antes do jantar, os grupos por língua voltaram a se encontrar para fechar a reflexão a partir de questões que foram propostas para esses dias.
Um momento especial para as e os voluntários brasileiros foi o jantar, feito com Maria e Paolo (e alguns conselheiros dos dois Centros), para tratar das escolas agendadas para janeiro. Nós do Brasil aproveitamos um intervalo maior após o almoço para alinhavar algumas propostas do programa, que lhes entregamos à noite. Foi um momento bastante especial. Agora, deveremos aguardar que eles avaliem melhor essas propostas e demos sequência ao trabalho de preparação dessas escolas (há muito serviço pela frente!). Mas sobre isso, trataremos melhor ai no Brasil.
Sem um programa específico para a noite deste dia, após o jantar, voltamos um pouco mais cedo para o hotel. Foi, afinal, mais um dia bastante rico - na minha opinião - sobretudo por conta dos momentos de diálogo que se intensificam com o passar dos dias. Jesus no meio, aos poucos, nos aproxima sempre mais e nos faz colher, com simplicidade e sabedoria, as graças as quais esperamos frutificar abundantemente daqui por diante.
Agradeço à unidade e orações!
Um forte abraço a todos!
Uno,

Luís Marques

"Ciao" amigos!

Tivemos, hoje, mais um dia especial. Começamos pela manhã, como meditação, com o tema do ano: "A Palavra de Deus" (vídeo), feito por Emaús aos responsáveis da região, que vocês devem ter visto no encontro de ajornamento. Essa meditação foi introduzida pelo Paolo e Maria e seguido por uma breve comunhão de almas e experiências. Teríamos ainda pela manhã, um momento com Peppucio ("Na luz do Paraíso"), porém isso não foi possível, porque ele está doente. Seguimos, então, para um novo momento distinto, em que Paolo trouxe algumas notícias, foram respondidas algumas perguntas e apresentadas breves experiências das regiões.
Um dos momentos mais importantes do dia foi o collegamento com Emaús e Giancarlo, no Centro da Obra. Como muitos de vocês já devem saber - inclusive porque já tiveram essa oportunidade - é uma das experiências mais emblemáticas e belas da "família planetária" da Obra. Quanto à mensagem, certamente, vocês já devem ter tido acesso. Infelizmente, não pudemos ouvir a resposta do Allan e da Glória (e dos responsáveis da Mariápolis Ginetta, com quem deveriam acompanhar a conexão). Porém, certamente, o momento mais alto do dia foi a santa missa, celebrada após o collegamento, depois que voltamos a Castelgandolfo. Logo em seguida à missa, ouvimos uma retrospectiva e uma síntese do quadro atual sobre o Terceiro Diálogo (inter-religioso), apresentado pelos responsáveis por esse empenho, Christina e Roberto.
Depois, de forma distinta, concluímos o encontro entre os voluntários de forma bastante breve. Paolo agradeceu - de coração - a participação de todos. Ele fez questão de deixar claro: nosso encontro é fruto, sobretudo, do relacionamento entre todos. Ele aproveitou para enunciar a retomada da antiga estratégia de ter um conselheiro como apoio por continente. Para as regiões do Brasil, o conselheiro escolhido foi Silvio (verde do Centro Mundial).
Fechamos o programa deste sábado, após o jantar, com um espetáculo artístico (um misto de sarau literário e música) sobre Igino Giordani, Foco: "Memórias de um cristão ingênuo". Belíssimo! Buono, questo é tutto per oggi!
Novo abraço a todos!
Uno,

Luís Marques

"Ciao" amigos!

Chegamos, afinal, ao último dia do nosso encontro de delegados dos Voluntários de Deus em Roma, edição de 2011. Alguns partiram logo cedo, ainda antes da conclusão do programa que, para maioria, teve início com a missa, celebrada por Giancarlo Faletti. Após um breve intervalo, ele mesmo introduziu um brevíssimo vídeo de Chiara (de 1975) em que ela fala aos voluntários sobre as palavras do Evangelho como a fonte necessária e suficiente para realizarmos a revolução social. Chiara está muito alegre, espontânea, convicta. As impressões que se seguiram após o vídeo - e que se misturaram com impressões sobre o encontro como um todo - revelam o quanto comovente foram as palavras de Chiara, o quanto elas ressoaram profundamente no íntimo de todos. Este é, aliás, um ótimo vídeo para vermos juntos na nossa região (será, com certeza, uma opção para as escolas de janeiro).
Concluímos o encontro com o agradecimento comovido da Maria e do Paolo a todos, cujo relacionamento e empenho em ter Jesus no meio, foi a condição para o sucesso do encontro. O encerramento se deu, afinal, com um vídeo em que Chiara responde a focolarinos do Centro Zona de Praga, por ocasião do encontro dela com a comunidade daquela região (Eredità di Chiara, 30/4/2001 - resposta número 12). Em linhas gerais, Chiara reafirma a condição para realizarmos o grande projeto de Deus para a nossas vidas: a adesão total a Jesus Abandonado. E, após, novos agradecimentos e uma foto geral, concluímos o encontro.
Eu e o Wilson seguimos viagem ainda hoje às 21h05. Na bagagem, muitas experiências e um grande desejo de fazer frutificar uma série de passos que iniciamos aqui, especialmente em relação à vida dos nossos voluntários, na relação com o Centro Mundial e com as voluntárias e, sobretudo, por conta das nossas escolas que se avizinham. Mas nossas impressões, experiências, aventuras e propostas nos apresentaremos, com calma, nas nossas próximas reuniões, conexões e conversas.
Um forte abraço e nos vemos em breve!
Uno,

Luís Marques

" VIVER O EVANGELHO COM RADICALIDADE "

Bom dia !!

Não é fácil viver com radicalidade o Evangelho.
Às vezes os nossos limites se fazem presentes e nos impedem de amar concretamente.
Ontem, por uma discussão banal, ofendi uma pessoa que é um irmão e companheiro de caminhada.
Eu tenho esse defeito de saber ofender com as palavras de forma contundente.
Ele receberá essa mensagem e por isso, aproveito para pedir-lhe perdão.
Depois o farei pessoalmente, mas começo de maneira mais pública para tentar recomeçar desde agora.
Peço perdão também a cada um(a) de vocês, pois se quero deixar o Espírito Santo agir em mim, devo ser coerente e dar testemunho diante de todos, também dos ausentes.
Para hoje, dia 13 de Novembro 2011:

" VIVER O EVANGELHO COM RADICALIDADE "

Abraços,
Apolonio

--
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com
Tel.: 005591 81185008 (Cel.)

Maria Stella Guanabarino uma das primeiras Voluntárias de MG, parte para o Paraíso.

Luiz: nossa Santa Maria Stella foi brilhar no Céu, junto a Jesus-Maria-José, encontrando-se com seu filho Luiz Flávio. Nem desta partida dela e nem a partida dele tive notícia a tempo de poder acompanhar o querido amigo Luiz Guanabarino, nessas horas pesadas de tristeza. Comungo com você essa hora e coloco-me à disposição para alguma presença minha que se fizer necessária... Mesmo, de coração! Heloísa está em São Paulo lá onde nós já fomos juntos tantas e tantas vezes, nos velhos tempos que certamente devem se renovar, para saber as novidades de Chiara! Mas falo por ela também, nesse sentimento de luto cristão.
Receba nosso abraço apertado e pleno de sentimentos de nossa velha amizade.
Em nome nosso e de toda a comundade focolarina de Belo Horizonte, apresentamos nossas condolências.
Otaviano e Heloisa.


Em 13 de novembro de 2011 14:47, luiz prado escreveu:
comunico a todos que ontem dia 12/11/2011 faleceu as 5.00 horas e foi enterrada as 17.00 horas minha esposa maria stella, o processo dela de depressao foi se agravando, apos a morte de luiz flavio, acreditamos que foi este o fato, faleceu em casa como um passarinho. as 2.00 horas trocamos a fralda dela pois achava-se acamada, mais ou menos as 5.00 horas acordei a vi que nao respondia meu chamado, chamamos o samu que fez o eletro e constatou que estava morta. nao sofreu pois nao teve que ir para o hospital ficar no cti etc. aconteceu aquilo que sempre pedi a Deus que n ao a deixasse sofrer no final e que a separação primeira fosse a morte dela, rque se nao sofreria muito. e Deus atendeu meu pedido
r

Teología del cuerpo: Así Juan Pablo II enseñó a entender todas las dimensiones de la persona

Teología del cuerpo: Así Juan Pablo II enseñó a entender todas las dimensiones de la persona