Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Italiana Maria Voce, nova presidente dos Focolares

ZENIT
O mundo visto de Roma
Serviço diario - 07 de julho de 2008
ESPECIALATUALIDADE
Italiana Maria Voce, nova presidente dos FocolaresViolência doméstica, nova emergência mundial
Atualidade
Italiana Maria Voce, nova presidente dos FocolaresTrata-se de uma das mais estreitas colaboradoras de Chiara LubichCASTEL GANDOLFO, segunda-feira, 7 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Hoje foi eleita como nova presidente dos Focolares Maria Voce, uma das mais estreitas colaboradoras de Chiara Lubich, a fundadora do movimento, falecida em 14 de março passado.
A Assembléia Geral do movimento, que está acontecendo em Castel Gandolfo (Roma), elegeu-a quase por unanimidade. O novo co-presidente dos Focolares é Giancarlo Faletti, até agora co-responsável pelo movimento em Roma.
Com esta eleição, segundo o comunicado ao qual Zenit teve acesso, «o movimento vive uma nova etapa de sua história, porque se realiza a transição desde a Chiara e dos primeiros e primeiras focolares que começaram o movimento, e que até agora estiveram à cabeça do mesmo».
A nova presidenta lhes agradeceu pela confiança com a qual acompanharam esta transição, e se reconheceu «certíssima de ter neles os primeiros colaboradores».
Maria Voce havia explicado em diversas ocasiões que não seria uma só pessoa que substituiria a Chiara Lubich, mas um «corpo» de pessoas: o Conselho Geral, junto com a presidência em comunhão com o co-presidente, para garantir sempre o carisma da unidade», recorda o comunicado.
Maria Voce nasceu em Aiello Calabro (Itália) em 16 de julho de 1937. Conheceu o movimento em 1959 e há 44 anos vive na Comunidade dos Focolares. Estudou Teologia e Direito Canônico, e nos últimos anos sua tarefa fundamental foi a de atualizar os estatutos gerais do movimento.
É também uma das responsáveis por «Comunhão e Direito», rede de profissionais e pesquisadores que trabalham no campo da justiça, nascida recentemente no âmbito dos Focolares. É membro também da Escola Abba, Centro de estudos interdisciplinares.
Teve também uma experiência direta nos campos ecumênico e inter-religioso. Tendo vivido na Turquia entre 1978 e 1988, teve uma relação direta com o Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla – também com o atual Patriarca Bartolomeu I, com os líderes de outras Igrejas cristãs e com o mundo muçulmano.
Giancarlo Faletti, por sua parte, nasceu em Asti em 14 de setembro de 1940. Aos 19 anos ficou fascinado pelo ideal de unidade e fraternidade dos Focolares e aos 25 amadureceu a decisão de entregar-se a Deus no movimento. Após ter estudado economia, desempenhou cargos diretivos em um instituto bancário. Além de Roma, foi responsável pelo movimento em Gênova e no Lácio. Recebeu a ordenação sacerdotal no início de sua responsabilidade romana.
As primeiras votações da Assembléia Geral – composta por 496 delegados com direito a voto, provenientes dos cinco continentes –, que aconteceram no sábado passado, haviam mostrado a necessidade de uma pausa de reflexão e de um aprofundamento da comunhão.
Nesta segunda-feira pela manhã, na primeira sessão da votação, Maria Voce foi eleita praticamente por unanimidade, e Giancarlo Faletti como co-presidente, na primeira votação, com mais de dois terços dos votos, como está previsto nos estatutos. Nos próximos dias se procederá à eleição dos conselheiros.

ZENIT é uma agência internacional de informação. Visite nossa página: http://www.zenit.org Para assinatura / cancelar assinatura visite: http://www.zenit.org/portuguese/subscribe.html Para presentear ZENIT, sem nenhum custo: http://www.zenit.org/portuguese/presente.html Para qualquer informação: http://www.zenit.org/portuguese/mensagens.html * * * * * * * * * * * * * * * * A reprodução dos serviço de ZENIT necessitam da permissão expressa do editor: http://www.zenit.org/portuguese/permissao.html (c) Innovative Media Inc.

Nenhum comentário: