Minha lista de blogs

Total de visualizações deste nosso ambiente:

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

MARIAPOLITAS: Mesa Redonda da Mariápolis 2007, cujo tema é "Educação para a Vida".

MARIAPOLITAS: Mesa Redonda da Mariápolis 2007, cujo tema é "Educação para a Vida".

2 comentários:

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO PARA A VIDA
(O uso do Método Natural de Planejamento Familiar)


Mesa Redonda:
Ivan Costa Dutra e Maria Isabel Rezende Faria Dutra - como casal


Como casal, o item que escolhemos para falar para vocês em relação à Educação para a Vida, é referente ao Método Natural de Planejamento Familiar, utilizado na regulação da natalidade.

A regulação da natalidade através do Método Natural de Planejamento Familiar é um item importante que merece ser citado como no contexto da Educação para a Vida. Isto porque, primeiramente, não faz uso de medicamentos que contrapõe ao funcionamento normal do corpo da mulher. Graças à maravilhosa obra da Criação, a mulher tem em si o ciclo que faz com que possa naturalmente, com segurança, adotar um método que permite fazer a regulação da natalidade.

O precioso dom da fertilidade, isto é, a capacidade de homens e mulheres darem a vida a um novo ser humano, pode ser apreciado melhor mediante a cooperação com os processos naturais de sua fisiologia reprodutiva. O planejamento natural da família oferece esta valiosa oportunidade.

A inspiração que nos anima é a de pôr em relevo a fertilidade humana como um dom precioso que, como tal, deve ser preservado e cultivado. No casamento, por sua vez, esse dom precisa ser usado sábia e conscientemente na sua reciprocidade e conservado pelo tempo que a natureza dispuser, pois desempenha, tanto em relação ao corpo como em relação ao espírito, funções que vão muito além da procriação.

Depois que conhecemos o Movimento dos Focolares e com ele conhecemos o Método Natural de Planejamento Familiar, Ivan seguramente, propôs a adoção deste método, pensando na minha saúde, pois deixaria de tomar os remédios anticonceptivos, que de certa forma não eram bem aceitos e sabíamos que seu uso demasiado não era conveniente.

Para mim, a decisão do Ivan em adotar este Método Natural foi como fazer um grande ato de amor para comigo, pois, sempre fui inclinada a adotar as coisas naturais que a vida oferece. Tudo para mim é um dom da natureza. Para mim adotar um método deste de regulação da natalidade era estar ao lado de Deus, adotando seu projeto.


Da mesma forma, como optar pelo tipo de nascimento de um filho. Para mim só existiu a opção pelo parto normal, jamais adotaria a cirurgia cesariana, a não ser em casos estritamente necessários e recomendados. Pensava comigo: Deus já criou tudo direitinho, até para nascer uma criança, então para que ir contra ao seu projeto e fazer uso de formas não naturais.

Assim que começamos a adotar o Método Natural de Planejamento Familiar, para mim foi como descobrir a minha pessoa profundamente, que até então não conhecia. Parecia que tinha me descoberto naquele dia. Tudo para mim em relação ao meu corpo era novidade. E chegava a dizer para mim mesmo: mas que perfeição é o ser humano! Que perfeição é a natureza! Como sou uma pessoa linda, perfeita, saudável! Que dom Deus me deu!

Minha vida realmente transformou. Tudo era alegria!
O nosso relacionamento conjugal deu um salto de qualidade, ficou tudo mais gostoso ainda. Sentíamos pureza no nosso relacionamento conjugal.

Anônimo disse...

Nós, Otaviano e Heloisa conhecemos o casal Billings(João e Evelyn),da Austrália, quando veio a Belo Horizonte fazem mais ou menos vinte e cinco anos e NÓS DOIS já usávamos o método. Nossos filhos nasceram rigorosamente na experiência que fizemos do referido método. Interessa salientar que, tendo já dois filhos homens, Daniel e Felipe, queríamos, então, UMA MENINA e deu muito certo, graças a Deus e aos Billngs, vindo a Suzana!